segunda-feira, 25 de abril de 2011

Farol de Santa Marta recebe Encontro Ativista

 Farol de Santa Marta recebe Encontro Ativista
Durante os dias 21, 22 e 23 de abril, no Farol de Santa Marta, em Santa Catarina, estiveram reunidos 12 representantes ativistas de ONGs atuantes no Estado vizinho e no RS
O encontro objetivou apresentar relatos dos acontecimentos e situações-limite vividas por diversas comunidades, onde os ativistas ambientalistas atuam e se tornam referência na luta em defesa da vida e da qualidade dos ambientes urbanos e rurais.
A abertura do evento ocorreu na manhã de sexta-feira (22/04), quando João Batista Andrade da ONG Rasga Mar falou sobre os impactos e ameaças do lugar, explicando que os avanços destinados a “melhorias” no turismo local, podem na verdade ampliar as agressões na paisagem e qualidade de vida dos habitantes nativos do Cabo do Farol de Santa Marta. Foram apresentadas imagens da realidade do ambiente natural e urbano que esta sendo descaracterizado pela ampliação de casas.
Os impactos do lançamento de esgotos na Prainha, além dos resíduos sólidos expostos de forma incorreta nas ruas do lugar são impactos visíveis, mas existem aqueles associados a idéia de aventura que acabam prejudicando a paisagem e colocando em risco sambaquis milenares que lá estão expostos a desenfreada invasão de dunas cobertas de registros arqueológicos.
As demandas dos ativistas presentes a este evento, de uma forma em geral, tiveram o mesmo destaque, existindo uma avaliação de que as agressões estão ocorrendo em nome de um progresso “ficcional” e que, em detrimento da qualidade de vida ambiental e das comunidades, está atropelando as leis e até mesmo ameaçando a vida de ambientalistas que estão no “front” das ações judiciais contra empreendimentos impactantes e que desconsideram a necessidade de legalidade e de precaução contra futuros danos, previstos pela “própria” legislação em vigor, mas flexibilizada por decisões políticas que colocam em risco a população.
Este enfoque, da realidade vivida pelas pessoas que militam em suas bases contra a agressão ambiental, foi apresentada por ativistas que trouxeram provas incontestáveis de crimes ambientais e sociais que estão ocorrendo, com conhecimento público, de autoridades e da mídia, mas que não surtem o efeito necessário para barrar estas agressões, pela “estratégia” de rotularem estas obras e investimentos de “interesse social”, quando em verdade, os interesses são meramente econômicos e exploratórios, sem considerarem os impactos na vida das populações circunvizinhas.
Em situações “diferentes” do habitual, os ativistas da ONG de Içará, conseguiram mobilizar as comunidades e segmentos representativos para manterem controle sobre a exploração de carvão, quando se uniram ativistas ambientalistas, produtores, comerciantes e cidadãos comuns que impediram a aprovação de leis que iriam prejudicar a comunidade de Içará, no sul de Santa Catarina.
A necessidade de criação de uma Rede informativa, comunicativa e de coalizão dos ativistas, também foi pautada no evento, que respaldou a continuidade dos encontros para que possam ampliar as ‘ações em rede’ que poderão dar voz aqueles que estão lutando contra verdadeiros “titãs” da economia e da política que estão avassalando ambientes naturais em troco de dinheiro e poder.
O evento, que teve a presença de ativistas da ONG Rasga Mar, Movimento Içarense pela Vida, ONG Os Verdes de Tapes, ONG Eco & Ação, Associação da Micro-Bacia de Volta Redonda, ONG Sócios da Natureza, RELIPLAM, Montanha Viva, MOSAL, AMECA, Associação de Pescadores Artesanais do Cabo de Santa Marta Grande e como convidadas as instituições da Polícia Ambiental de Laguna, na pessoa do Major Jefer Fernandes e da Chefe da APA da Baleia Franca, Maria Elisabeth Carvalho da Rocha, que representaram os órgãos estaduais e federais em Santa Catarina.
A necessidade de ampliação das informações do Mapa de Conflitos Ambientais, trabalho sendo realizado pelo ativista Tadeu dos Santos da ONG Sócios da Natureza, também foi abordada, sendo que durante os próximos dias, estará sendo enviada informações da realidade de diversas cidades de Santa Catarina, que na iminência de terem instalados empreendimentos altamente impactantes, estão se mobilizando para contrapor estes avanços que colocam em risco as comunidades catarinenses.
As deliberações e a Carta do evento, serão divulgadas para a Rede de Mídia ambiental e no Blog da Rede de Ativistas para ser mantido um canal de comunicação e informação destinada a agregar novos integrantes e ampliar a visibilidade das lutas locais e regionais que são realizadas nas entidades ativistas do RS, SC e PR.
O próximo encontro, que será decidido de forma virtual com os 12 fundadores da Rede de Ativistas, trará novas possibilidades de organização para a proteção não só do meio ambiente, mas também proteger aqueles que militam na preservação e conservação da natureza.
Fonte: REDE Os Verdes/Ong RasgaMar

quarta-feira, 20 de abril de 2011


 1º ENCONTRO REGIONAL DE ATIVISTAS AMBIENTALISTAS
21, 22 e 23 de Abril de 2011
Farol de Santa Marta - SC - Brasil

Prezado(a) Ativista Ambientalista,

 
Ao chegar no Farol de Santa Marta, procure a sede da ONG RASGAMAR localizada na Prainha do Farol de Santa Marta, onde será feito o acolhimento e o credenciamento dos ativistas e convidados (quinta feira 21 de abril).




 SEJAM BEM VINDOS!


 

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nova Programação

1° Encontro Regional de
Ativistas Ambientalistas
21, 22 e 23 de Abril de 2011
Farol de Santa Marta – SC - Brasil
“A Construção de uma Ação em Rede”


PROGRAMAÇÃO


21 – Quinta


09hs
> Início dos Credenciamentos;
> Recepção dos ativistas das Ong´s e Movimentos, jornalistas;
> Alojamento (encaminhamento)

12:30hs
> Almoço

14:30 –
> Passeio guiado no Farol de Santa Marta

17:00hs
> Café Colonial de Boas Vindas (Salão Paroquial)

18:00hs
> Reunião preparatória do 1° Encontro de Ativistas Ambientalistas (elaboração da pauta e distribuição de tarefas – apresentações de pautas individuais)

19:30 min
Palestra sobre Sambaquis “Arqueologia e Preservação”: GRUPEP-UNISUL

20:30 min
> Janta

22  – Sexta


6:30 min às 8:30hs
> Café da Manhã

9:00hs
> Abertura oficial do 1° Encontro de Ativistas Ambientalistas (10 min)
> Agradecimento às autoridades presentes, inscritas no protocolo;
> Formação da mesa e pronunciamentos (representante da ONG anfitriã, membro da mídia ambiental do Estado de SC, membro da Polícia Ambiental local/regional, membro da OAB/SC, membro da APA da Baleia Franca, membro da Prefeitura Municipal de Laguna, membro da Câmara de Vereadores, membro do Ministério Público Federal, membro do Ministério Público Estadual, membro do DEINFRA, membro da Marinha do Brasil, membro da CASAN, membros de redes e entidades convidadas (Aberto ao público).

10:00hs
> Ações de Defesa do Farol de Santa Marta pela ONG Rasgamar 
> Ações comunitárias para conservação do ambiente natural – João Batista Andrade – ONG-Rasgamar

10:30hs
> Debate sobre Turismo sustentável e desenvolvimento econômico

12:30 min
> Almoço

14:30hs
> Palestra
“A Construção de uma Ação em REDE” (45 min) – Júlio Wandan – ONG-Os Verdes de Tapes

15:15hs
Mesa Redonda: Elaboração de sites e blogsites dos ativistas ambientalistas da REDE (Previsão 2 hora)

17:15h
Intervalo (Coffe Break)

17:45hs
Plenária: Conflitos Sócio Ambientais Regionais (Elaboração do Mapa) – previsão 3 horas (Coordenação: Tadeu dos Santos – ONG-Sócios da Natureza).

21:00h
Jantar
> Atividade Cultural e Confraternização entre membros e convidados da REDE

 23  - Sábado

6:30 / 8:30 hs
> Café da Manhã (Breakfest)

 9hs – Reunião de Ativistas Ambientalistas Brasileiros (previsão: 1 hora)
Sugestão de Pauta:
• Institucionalização da REDE Ativista Ambiental no Brasil;
• Organização setorial (ADM/COM/EXE/TEC/JUR);
• Investimentos e apoios (Projetos de Captação);
• Apropriação dos espaços de controle social (Conselhos);

10:00hs
> Oficina: Petições, notícias-crime e formas de ação junto aos órgãos públicos de defesa do ambiente, cidadania e na REDE de mídia (Previsão 1 hora)

11:00hs
> Palestra “Direito Ambiental para Todos” Ana Echevenguá – Instituto Eco e Ação.

12:00hs – Almoço

14:00hs
> Oficina: Qual o tipo de Unidade de Conservação deve ser criada na região do Cabo de Santa Marta? (Professor e Advogado Ambientalista – Aldo Fernando Assunção).

15:00hs
> Plano de ação para o Cabo de Santa Marta (Previsão 2 horas)

17:00hs
Intervalo – Coffe break

17:30hs
> Moções e carta do encontro

20:00hs
> Entregas de Certificados
> Jantar coletivo no Salão Paroquial e Confraternização de encerramento
> Fotos e Partida dos Representantes ativistas das ONGs convidadas


Para ocorrer na sexta (22) e sábado (23)
(das 9:30 AS 20:00)
FEIRA DE PRODUTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA E HOLÍSTICA
(a cargo das entidades e apoiadores que queiram promover ações e comércio junto a público externo, convidados para o Encontro), como:
• Práticas de Permacultura;
• Atividades e Terapias alternativas;
• Culinária alternativa e vegetariana;
• Reciclagem e Renda;
• Segurança alimentar;
• Outras propostas de comércio solidário oriundas das entidades.

OBS: Estão havendo propostas de discussão de alguns temas sugerindo debate no encontro. Essas propostas poderão ser enviadas para o e-mail: encontroativistas@gmail.com, para que na reunião preparatória marcada para quinta 22 sejam, possivelmente, inclusas na pauta.

As inscrições continuam abertas.

Atenciosamente,




sábado, 2 de abril de 2011

COPIE O HTML E COLOQUE EM SUA PÁGINA