Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta | |
---|---|
Localização | Laguna, SC, Brasil |
Coordenadas | 28° 36′ S 48° 48′ W |
Construção | 1891 |
Inauguração | 11 de Junho de 1891 |
Altura | 29 m |
Altitude | 74 m |
Ótica | hiper-radiante de Fresnel |
Alcance luminoso | R 39 W 46 milhas náuticas |
Características | Oc(3) WR 30s |
№ Nacional | 3956 |
№ internacional | G-0600 |
№ da NGA | 18920[1] |
№ da ARLHS | BRA-032 |
O Farol de Santa Marta, localiza-se no cabo de mesmo nome, em Laguna, no Estado de Santa Catarina, no Brasil.[2]
Torre quadrada em pedra, com lanterna e galeria, elevando-se de um grupo de casas térreas de faroleiros e de outros edifícios. Todo o farol pintado de branco; os telhados dos outros edifícios são vermelhos.
Além de ser localizado no ponto mais oriental da região, o farol serviu durante esses anos para guiar as embarcações para longe da famosa Pedra (ou Parcel) do Campo Bom - que, apesar disso, chegou a causar alguns naufrágios.
Características
No topo de um morro, num pequeno promontório, a 45 metros acima do nível do mar, está localizado o Farol, a maior atração local. Com 29 metros de altura, é um dos mais potentes do Brasil em alcance e serve como guia para os navios que se aproximam do Cabo. No período noturno, a iluminação do Farol chama a atenção.
O seu alcance é de quarenta e seis milhas náuticas (setenta e quatro quilômetros).
Hiper-radiante de Fresnel
Possui uma ótica hiper-radiante de Fresnel de 1 330 mm de distancia focal, do construtor francês Barbier & Bénard, a única no Brasil e uma das poucas ainda em funcionamento em todo o mundo. No Brasil existem ainda outras duas óticas deste tipo, mas de ordem inferior, meso-radiantes, de 1 125 mm de distancia focal, no Farol de Abrolhos, estado da Bahia, e no Farol da Ilha Rasa, no Rio de Janeiro. Estas duas lentes são as únicas meso-radiais construídas no mundo, que se tenha conhecimento. São maiores que as lentes de 1ª Ordem (920 mm), mas menores que as Hiper-radiantes (1 330 mm).[3]
Balizamento Aeronáutico (Rádiofarol)
O Farol de Santa Marta possui Auxilío de Rádiofarol NDB (Non-Directional Beacon) para balizamento aeronáutico . Com a frequência de 310 kHz e identificada com a sigla SW (Cabo de Santa Marta) nas cartas aeronáuticas. Faz o balizamento da aerovia W14 (FL070/FL245) ligando as TMA's (terminais aeroportuarias) de Porto Alegre (POA) e Florianópolis (FLN).
Fonte: Wikipedia
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário